Sob o signo do duplo

Novembro 7, 2007

                        double3.jpg

“Toda minha vida tive a impressão de estar aqui e em outro lugar”, diz Véronique, no final de A Dupla Vida de Véronique, de Krzysztof Kieslowski.
… deus, como eu a entendo!

“Tudo no mundo é duplo: visível e invisível
O visível, de resto, interessa sempre muito menos.” Cecília Meireles

Veronique, a moça francesa do filme do Kieslowski, como que movida por uma força subjetiva, um desses inexplicáveis sentimentos que surgem do desejo de uma compreensão além da superfície das coisas, pressente a existência de um duplo de si mesma. A minha busca é menos intensa, mas ainda subjetiva. Não procuro um eu paralelo, vivendo anônimo em alguma parte do mundo. O que eu procuro é, provavelmente, a procura de todos: auto-conhecimento. Mas estou falando de um auto-conhecimento bem mais profundo do que o simples ato de examinar levemente qualidades e defeitos, como quem desenvolve um mapa astral repleto de características e probabilidades. Esse auto-conhecimento tem que ir além do campo conhecido e beira esses sentimentos que a gente não sabe o nome. Talvez essa busca se dê aos poucos, talvez seja preciso insitir nela, abrindo um espaço sempre para dentro, instrospectivo, difícil porque inexplorado ainda. Há tanto de mim que desconheço, há tanto que nem suspeito. O que eu quero mesmo, por hora, é encontrar esse fio invísivel que conecta as pessoas umas às outras, porque o meu está perdido nesse emaranhado confuso que é espírito, alma, consciência cósmica, o diabo. Esse emaranhado que está realmente emaranhado e realmente confuso.

Deixe uma Resposta

